sábado, 22 de fevereiro de 2014

Uma Foz mais limpa...

 
Eu fui e choveu mesmo antes de começarmos... Pena não ter podido ficar até ao fim, mas mesmo assim atrasei a viagem até ao Algarve para poder contribuir com a minha ajuda nesta ação necessária na praia da Foz.
Mais uma fantástica iniciativa da Junta de Freguesia da Foz do Arelho que consegue envolver a população na defesa da sua freguesia, da sua Lagoa, da sua terra.
Depois das intempéries, o lixo que o mar devolveu acumulou-se no areal da praia, junto com o lixo de quem ali passa e tem atitudes menos correctas de deitá-lo para o chão!
Perto de 50 pessoas mobilizaram-se para limpar a praia e a ação foi um sucesso com a quantidade de lixo recolhida.
Mais uma vez estou orgulhoso desta iniciativa, pela participação dos cidadãos que a troco de verem a sua praia mais limpa, mobilizam-se. Se todos nós queremos ter o direito de usufruir de uma praia limpa, temos o dever de a limpar. É bom que os cidadãos habituem-se a esta "implicância" de conceitos... se queremos ter direitos, temos de exercer os nossos deveres!
Tal como já tinha salientado noutro post aqui neste blog sobre a limpeza da zona dos bares, em Novembro do ano passado, acho curioso o envolvimento da comunidade estrangeira que em grande número acorre a estas ações, verdadeiros cidadãos que vêm na sua participação, uma forma de contribuir no melhoramento daquela que agora é a sua terra. Nós portugueses estamos ainda longe desse sentimento de pertença, daquilo que é de todos.
Sejamos todos cidadãos (no verdadeiro sentido que o conceito implica), sejamos mais participativos, cuidemos daquilo que é de todos!
Parabéns pela iniciativa! Aqui ficam algumas fotos...




 

4 comentários:

  1. E olha , que parte final, tinha "plantações" de lixo, foi mais uma camioneta...
    População muito envolvida, na defesa e limpeza de património , que é de todos.
    Uma das pessoas que fazia corrida, parou.
    perguntou! de quem era a iniciativa, e que gostaria de participar.
    O ideal, seria o civismo, de não sujar.
    Assim não sendo, se cada um contribuir, com um pouquinho, podemos melhorar o nosso ambiente...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida Mina! Por isso é que em zonas onde os cidadãos estão envolvidos e participam na sociedade, temos desenvolvimento e prosperidade! Mas quando os cidadãos estão alheados da participação e decisões, temos um país como o actual...

      Eliminar
  2. Desta vez não pude participar, mas tive um dia em cheio, de trabalho cívico também!
    Parabéns pelo trabalho realizado e obrigada pelo beneficio ao bem comum!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando o civismo faz parte das nossas vidas, não sabemos sê-lo de outra maneira! Bem haja Maria Teresa Serrenho ;)

      Eliminar