segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Do contraplacado ao acrílico...

A convite da Comissão Cívica de Proteção do Hospital Termal (CCPHT), hoje participei na ação cívica que organizaram: a entrega de um vidro para colocação na janela do Hospital Termal que estava danificada. Quem lá passou na semana passada observou a janela com o vidro partido com um contraplacado colocado afim de "desenrascar" o problema, contudo foi colocado aquilo que parecia um vidro, mas não era, porque as aparências iludem. O que foi colocado foi um acrílico que nem sequer tinha as medidas exactas para cobrir toda a área danificada e mais uma vez o desenrasca levou à colocação de um plástico por baixo, para não ficarem fendas.

Pode-se ver o "baço" do acrílico e o plástico por baixo
 
Face a isto a CCPHT, através deste acto simbólico de entrega de um vidro mandado fazer com as medidas exactas, contribuiu para alertar para o estado actual de degradação e negligência que existe no Património Termal e o desleixo total naquele que é o único Hospital Termal do país e o mais antigo em funcionamento no Mundo.
O Presidente do Conselho de Administração do CHO, Dr. Carlos Sá, presente durante o evento alegou que desconhecia o estado da janela, mas que iria averiguar quem tinha sido o responsável pela "reparação" e que apenas estávamos perante um mero caso de arranjo de um vidro, não entendendo as dimensões que este caso atingiu. Isso só revela que não se importa minimamente com aquela estrutura, não percebendo o que está em causa.
Saúdo esta iniciativa da CCPHT, que efectivamente tem tomado diligências no sentido de promover a discussão em torno do Hospital Termal e na busca de um consenso para a resolução do problema.
Lamento apenas o aproveitamento político no final, por parte dos partidos políticos presentes, preço que se paga pelo convite que lhes foi endereçado para estarem presentes nesta acção de reparação, transpondo este acto cívico que muito me agradou para uma expressão mais política da situação, que não sendo menos importante, a meu ver não era necessária. Mas claro, depois das declarações de cada partido presente, pareceu-me que afinal todos defendem o mesmo, só não entendo é porque ainda não se resolveu o problema!
Mais uma vez obrigado e parabéns pela iniciativa, CCPHT!


2 comentários:

  1. MAIS UMA SITUAÇÃO VERGONHOSA A MANCHAR A CONDUTA DOS SENHORES DONOS DO NOSSO DINHEIRO...!

    ResponderEliminar
  2. Antes de mais obrigado pela visita Horácio! Efectivamente é uma perspectiva, agravada pela despesa que o abandono do Hospital Termal dá diariamente, contudo não há vontade política para perceber que ele dá mais despesa fechado do que aberto.

    ResponderEliminar