domingo, 16 de março de 2014

Caminhar pela liberdade!

O dia 16 de Março foi um dia muito importante na história do nosso país e das Caldas da Rainha. Foi neste dia que os capitães do RI5  das Caldas da Rainha, tomam o comando do Quartel e decidem avançar sobre Lisboa, sob o comando do capitão Armando Ramos. São, no entanto, a única unidade a sair, numa acção descoordenada e previamente condenada ao fracasso, na sequência da qual são presos cerca de duzentos militares. Mas embora condenada ao fracasso, esta acção veio acelerar todo o processo em curso, a revolução, ocorrendo a mesma no dia 25 de Abril de 1974. Por isso para além do 25 de Abril, o 16 de Março é de extrema importância na história nacional.
 
Conversas de Família - Marcelo Caetano sobre a Revolta das Caldas
 
A Associação MVC - Movimento Viver o Concelho não podia deixar de celebrar os 40 anos que passaram e organizou o evento "A Caminho da Liberdade". Este evento foi um sucesso tendo aproximadamente 100 pessoas caminhado pela liberdade divididas em 3 grupos de caminhada com diferentes graus de dificuldade, em Salir do Porto.
 

 
Sabendo pelos caminheiros que todos os percursos foram fantásticos com visitas às grutas de Salir ao às pegadas de Dinossauro, vou incidir mais naquele onde fui guia, no percurso de 2 km. Um grupo pequeno mas muito interessante alinhou neste percurso com a companhia da Cristina, que soube transmitir todo o amor que tem pelas plantas e deu-nos uma aula de botânica ao longo do percurso. E o percurso que rapidamente seria feito, demorou cerca de 2 horas e 30 minutos. Descobrimos características fantásticas das plantas e acima de tudo ficamos com a percepção de que tudo na natureza tem uma razão de existir e a adaptação que muitas vezes as plantas desenvolvem para a sua reprodução e sobrevivência, são fantásticas.
 

 
Depois foi o almoço na Associação Recreativa e Cultural de Salir do Porto, onde pela tarde dentro cantaram-se canções de Abril com o Tó Freitas, João Amaral e Canto e Castro e rimos com os dotes vocais de Canto e Castro que com a sua maestria não deixou ninguém indiferente! Culminou tudo com a entrega dos prémios do Concurso de Desenho Infantil, iniciativa também que decorreu em paralelo com este evento e claro está, terminamos todos a entoar Grândola Vila Morena!
 

 
Um dia diferente, onde se caminhou, conviveu e cantou a liberdade! Muito obrigado a todos, em especial à Liesbeth Vermoesen, mentora de todo este evento apadrinhado pela Associação MVC!

Sem comentários:

Enviar um comentário