Em caso de doença súbita ou
acidente deve ligar de imediato 112.
Este é o número europeu de emergência, sendo comum, para além da saúde, a
outras situações tais como incêndios, assaltos ou roubos. As chamadas
efectuadas para o 112 são atendidas,
em primeira linha, por uma Central de Emergência da PSP que apenas canaliza para
os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM as chamadas que à
saúde digam respeito. Compete ao CODU a coordenação e accionamento dos diversos
tipos de ambulância (de socorro/emergência médica, suporte imediato de vida,
transporte inter-hospitalar pediátrico), motas de emergência, viaturas médicas
de emergência e reanimação e helicópteros de emergência médica. O accionamento
destes meios de emergência é realizado de acordo com os sinais e sintomas que a
vítima apresenta no momento da chamada para o CODU. Assim, sempre que do ponto
de vista clínico se justificar, o INEM envia os meios de emergência necessários
para a resolução de situações que indiquem que a vítima corre perigo de vida. O
tipo de meio a enviar é seleccionado de acordo com: a situação clínica das
vítimas, identificada por um algoritmo de triagem específico, a proximidade do
local da ocorrência e a acessibilidade ao local da ocorrência.
Esta chamada é gratuita e está
acessível de qualquer ponto do país, 24 horas por dia. É fundamental facultar
toda a informação que lhe for solicitada de forma simples e clara para permitir
uma rápida e eficaz resposta:
·
O tipo de situação (doença, acidente, parto,
etc.);
·
O número de telefone do qual está a ligar;
·
A localização exacta e, sempre que possível, com
indicação de pontos de referência;
·
O número, o sexo e a idade aparente das pessoas
a necessitar de socorro;
·
As queixas principais e as alterações que
observa;
·
A existência de qualquer situação que exija
outros meios para o local, por exemplo, libertação de gases, perigo de
incêndio, etc.
As perguntas feitas pelos profissionais dos CODU são muito importantes para a actuação do INEM, pois visam determinar qual o tipo emergência e o meio de socorro mais adequado para dar resposta à situação em questão. Depois de realizada a triagem da situação, os operadores dos CODU indicam a melhor forma de proceder, enviando se necessário, os meios de socorro adequados. Desligue o telefone apenas quando o operador indicar.
Lembre-se que as chamadas desnecessárias
sobrecarregam o sistema, pondo em perigo de vida aqueles que realmente precisam
de ajuda imediata. O INEM alerta para esta falta de civismo, que prejudica
assistência a quem precisa. Diariamente uma média de 21 ambulâncias são
enviadas para situações de emergência que simplesmente não existem. Por isso é
importante rentabilizar os recursos ligando 112, realmente quando se
justifique, dando o máximo de informação possível para que a resposta seja
rápida e eficaz. Com a colaboração de todos podemos salvar vidas!
Enf. Miguel Miguel
Para sugestão de temas / esclarecimentos:
miggim@sapo.pt
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