quarta-feira, 12 de março de 2014

6º Artigo "Pela sua saúde..." - Ligar 112 - Emergência


Em caso de doença súbita ou acidente deve ligar de imediato 112. Este é o número europeu de emergência, sendo comum, para além da saúde, a outras situações tais como incêndios, assaltos ou roubos. As chamadas efectuadas para o 112 são atendidas, em primeira linha, por uma Central de Emergência da PSP que apenas canaliza para os Centros de Orientação de Doentes Urgentes (CODU) do INEM as chamadas que à saúde digam respeito. Compete ao CODU a coordenação e accionamento dos diversos tipos de ambulância (de socorro/emergência médica, suporte imediato de vida, transporte inter-hospitalar pediátrico), motas de emergência, viaturas médicas de emergência e reanimação e helicópteros de emergência médica. O accionamento destes meios de emergência é realizado de acordo com os sinais e sintomas que a vítima apresenta no momento da chamada para o CODU. Assim, sempre que do ponto de vista clínico se justificar, o INEM envia os meios de emergência necessários para a resolução de situações que indiquem que a vítima corre perigo de vida. O tipo de meio a enviar é seleccionado de acordo com: a situação clínica das vítimas, identificada por um algoritmo de triagem específico, a proximidade do local da ocorrência e a acessibilidade ao local da ocorrência.
Esta chamada é gratuita e está acessível de qualquer ponto do país, 24 horas por dia. É fundamental facultar toda a informação que lhe for solicitada de forma simples e clara para permitir uma rápida e eficaz resposta:

·         O tipo de situação (doença, acidente, parto, etc.);

·         O número de telefone do qual está a ligar;

·         A localização exacta e, sempre que possível, com indicação de pontos de referência;

·         O número, o sexo e a idade aparente das pessoas a necessitar de socorro;

·         As queixas principais e as alterações que observa;

·         A existência de qualquer situação que exija outros meios para o local, por exemplo, libertação de gases, perigo de incêndio, etc.
As perguntas feitas pelos profissionais dos CODU são muito importantes para a actuação do INEM, pois visam determinar qual o tipo emergência e o meio de socorro mais adequado para dar resposta à situação em questão. Depois de realizada a triagem da situação, os operadores dos CODU indicam a melhor forma de proceder, enviando se necessário, os meios de socorro adequados. Desligue o telefone apenas quando o operador indicar.
Lembre-se que as chamadas desnecessárias sobrecarregam o sistema, pondo em perigo de vida aqueles que realmente precisam de ajuda imediata. O INEM alerta para esta falta de civismo, que prejudica assistência a quem precisa. Diariamente uma média de 21 ambulâncias são enviadas para situações de emergência que simplesmente não existem. Por isso é importante rentabilizar os recursos ligando 112, realmente quando se justifique, dando o máximo de informação possível para que a resposta seja rápida e eficaz. Com a colaboração de todos podemos salvar vidas! 
Enf. Miguel Miguel
Para sugestão de temas / esclarecimentos: miggim@sapo.pt

Sem comentários:

Enviar um comentário