sexta-feira, 4 de outubro de 2013

Informar ou desinformar, eis a questão!


Semana noticiosa caldense, completa com a saída da Gazeta da Caldas, hoje sexta-feira, depois de na passada quarta-feira, ter saído o Jornal das Caldas. Num concelho como as Caldas da Rainha, poderíamos pensar que a existência de dois jornais semanais seria exagerado, ou que as notícias se repetiriam, contudo ainda bem que existem, pois a forma de fazer jornalismo é bastante diferente!
A Gazeta da Caldas, ao comemorar os seus 89 anos de existência, tem vido a desiludir os seus leitores nestes últimos tempos. A julgar pelos problemas com as assinaturas, não tão diretamente ligado com o tipo de jornalismo feito, mas ainda assim levando ao decréscimo de leitores.
Esta semana brinda-nos com uma capa, com um título no mínimo pouco esclarecedor: "Autárquicas sem surpresas nas Caldas da Rainha e um susto para o PSD de Óbidos". Bem, é que ao ler depois as peças de cada candidatura à Câmara Municipal de Caldas da Rainha, tudo o que menos houve foi surpresas:
  • Um PSD que ainda com menos votos, mantém a maioria absoluta, potenciado com os presidentes de junta de freguesia;
  • Um PS desiludido quando esperava maior consolidação nas Caldas da Rainha;
  • Um CDS surpreso pelo MVC ter "entrado" no seu eleitorado (embora não concorde de todo);
  • Uma CDU que celebra o melhor resultado desde 1993;
  • Um Bloco de Esquerda que perdeu a representação na Assembleia Municipal;
  • Um MVC com "expectativas defraudadas" mas que entrou em força no panorama político caldense, em apenas 4 meses com a eleição de uma Junta de Freguesia, eleição de 2 representantes na Assembleia Municipal e ainda representação nas duas freguesias da cidade.
Mas pronto, para os jornalistas da Gazeta, não houve surpresas!
Mas se continuarmos a ler atentamente a Gazeta das Caldas, descobrimos que o MVC, nos quadros com os resultados, passou a chamar-se "MPC". Será uma sugestão para as autárquicas de 2017? Mas se atentarmos ainda mais aos resultados comparados entre 2009 e 2013, então não sei que fonte foi usada. Por exemplo fiquei a saber que em 2009, para a Câmara Municipal, o PSD teve 17063! UAU! Isto é que era dinâmica... Mas lamento, foram 11130. Mas esta gafe é igualmente cometida em todos os resultados das eleições anteriores! E gafes, é coisa que não falta em inúmeras edições da Gazeta!
Tendo em conta também a Gazeta de sexta-feira passada, sobre o artigo dos orçamentos de campanha, onde apenas limitou-se a dizer quais os orçamentos, sem procurar explicar as razões de cada um, muito contribuiu para baralhar os eleitores e não esclarecer. Esperaria esta semana na Gazeta, um artigo a esclarecer melhor os orçamentos de cada candidatura, mas convenhamos, agora já não interessa...
O Jornal das Caldas, tem crescido enquanto número de leitores e isso é evidente pela isenção, esclarecimento e veracidade dos factos. Por exemplo, os resultados das eleições na edição da última quarta-feira, estão claramente e agradavelmente explícitos, com um grafismo adequado e de simples análise, ao contrário dos quadros apresentados pela Gazeta. Mostra as fotografias dos eleitos e onde foram eleitos, os títulos das reações de cada candidatura aparecem pela positiva, entre tantas diferenças que distinguem a qualidade do jornalismo.
Para terminar consideraria todos os pontos altos e eventos decorrentes da apresentação dos candidatos e das linhas programáticas do MVC ao longo dos 4 meses, onde a Gazeta das Caldas, preferiu ignorar na maior parte das vezes, por agora eu perceber que não haveria "surpresas" no pós-eleições  e onde o Jornal das Caldas, embora muitas vezes não estando presente, publicava ou anunciava o que se tinha passado ou o que se iria passar. Opções jornalísticas é certo, mas o Jornal das Caldas tem crescido em números de leitores e isso é um facto!
Acredito pois que os caldenses merecem a melhor informação, clara, isenta, sucinta e esclarecedora e não que fiquem baralhados com a informação, podendo nalguns casos conduzir a resultados menos claros ao nível de opinião!
 Resta-me saber, se ao emitir esta opinião de leitor de ambos os jornais, optando a partir de hoje por apenas um, vou incorrer de algum processo...

Sem comentários:

Enviar um comentário