segunda-feira, 9 de junho de 2014

Promovendo a Saúde...

"Se queremos o êxito, nós médicos, não podemos passar a mensagem do sacrifício hoje para um hipotético paraíso futuro, ou a do castigo hoje por comportamentos passados, mas a de que a adopção de normas e hábitos de vida que hoje consideramos saudáveis se traduzem num ganho imediato de qualidade e quantidade de vida. Temos de ser inventivos, persistentes, disponíveis, compassivos e diligentes. A primeira mensagem a passar (às vezes parece que nos esquecemos) é que, lamentavelmente ou não, por mais que façamos, a nossa influência sobre a mortalidade global vai ser nula! Por isso, o tempo que cá passamos convém que seja desfrutado da melhor maneira possível.
(...) O meu primeiro conselho para a promoção da saúde é que todos devemos procurar a felicidade (não confundir com o prazer). Nenhum infeliz é saudável, por melhores que sejam os seus valores de colesterol ou de tensão arterial. (...) diversos estudos provaram de forma inequívoca que a adopção de comportamentos de vida saudáveis melhora de forma significativa e de um modo imediato a qualidade de vida e, a médio-longo prazo previne e retarda o aparecimento de doenças mortais ou muito incapacitantes (...)"

Prof. Dr. António Oliveira e Silva
 
O essencial da Saúde: AVC
 
 
Efcectivamente não conseguimos evitar a morte, ela é incontornável. Mas também é incontornável que a adopção de estilos de vida saudáveis podem melhorar a qualidade de vida e se a morte é inevitável, as doenças e o sofrimento antes da morte podem e devem ser minimizados. E nisso todos nós temos um papel relevante. Sejam os profissionais de saúde, responsáveis por desempenhar o papel de promoção da saúde até à exaustão, sejam os cidadãos enquanto responsáveis pela sua saúde, devendo optar por comportamentos saudáveis, agindo assim sobre o seu estado de saúde e ganhando qualidade de vida.
Não sendo mais que ninguém, a promoção da saúde tem ocupado um lugar de destaque em toda a minha intervenção. Acredito nela como o caminho para obter ganhos em saúde e como tal nunca baixei os braços. Actualmente com a escrita mensal de um artigo de opinião intitulado "Pela sua saúde..." publicado no Jornal das Caldas, a rubrica semanal às sextas, aqui no blog "Pela sua saúde... semanal", a sessão de educação para a saúde, através da Associação MVC, todas as últimas sextas feiras de cada mês, a minha proposta no âmbito do Orçamento Participativo 2013, intitulada "Parq'ativo" e que consiste na criação de um Parque com equipamentos que permitam a actividade física ao ar livre, a partilha diária através do Facebook de notícias ou recomendações sobre inúmeros temas de saúde e ainda uma nova ideia que está prestes a aparecer por aí, são todas acções que considero importantes e que pelo menos envolvem e despertam uma nova visão sobre a importância de agir no estado de saúde das populações! Gostava de fazer mais, poder ajudar mais, mas as exigências profissionais condicionam o tempo disponível, sendo que em nenhuma das situações atrás mencionadas recebo qualquer benefício monetário. O que recebo apenas é a gratificação de saber que posso ajudar a melhorar o estado de saúde dos cidadãos e isso para mim não tem preço!
 


Sem comentários:

Enviar um comentário