terça-feira, 10 de junho de 2014

Assembleias de café...

Hoje de manhã assisti a uma verdadeira assembleia municipal, mas descentralizada num café da cidade... Divertido é ver e ouvir como se governa a cidade e o concelho, as estratégias utilizadas e melhor ainda os argumentos utilizados sem qualquer fundamento ou veracidade dos factos! Toda a gente opina, toda a gente diz de sua justiça.... mas....
Quando se questiona se já levou tal problema ou preocupação a quem de direito, câmara municipal, assembleia municipal, junta de freguesia a resposta é única: não vale a pena!
Argumentos como:
  • "Eles não querem saber"
  • "Eles não ouvem"
  • "Eles querem é tacho"
  • "É perda de tempo"
  • "Tenho mais que fazer"
  • "..."
 
Enfim, assim temos os cidadãos desta cidade que argumentam, opinam e decidem numa mesa de café, mas são incapazes de ser verdadeiramente participativos e procurarem resolver os seus problemas junto de quem de direito. Há casos até que nem sequer se trata de um problema, mas antes um mal entendido ou falta de informação, mas rapidamente se transforma em tema de debate!
Os nossos governantes até agradecem este alheamento e desencanto, pois povo que não chateia, governante também descansa... Assim se formam discussões acesas sem efeito vinculativo, governando e desgovernando e quem tem esse poder efectivo vai decidindo o que muitos criticam numa mesa de café... E que tal mudar de paradigma?
Já cantava Amália Rodrigues:
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário