sexta-feira, 6 de dezembro de 2013

Abracei sem hesitar!




O desafio era "Abraçar a Diferença" e por isso respondemos ao desafio. No passado dia 3 de Dezembro, comemorou-se o Dia Internacional da Pessoa com Deficiência, promovido pela ONU desde 1998, no sentido de promover uma maior compreensão dos assuntos relacionados com a deficiência, mobilizar a defesa da dignidade, dos direitos e do bem-estar das pessoas e aumentar a consciência dos benefícios trazidos pela inclusão das pessoas com deficiência na vida política, social, económica e cultural.

A Associação MVC - Movimento Viver o Concelho, associação cívica, não podia deixar passar esta efeméride sem desenvolver o evento "Abraçar a Diferença" com os objectivos de:
  • Compreender a importância da Inclusão da Pessoa com Deficiência na sociedade;
  • Sensibilizar para as diferentes deficiências apresentadas;
  • Perceber que limitações cada uma delas implica;
  • Perceber que dificuldades estas(es) cidadãs(ãos) enfrentam diariamente, em especial na nossa cidade/concelho;
  • Conhecer que propostas/sugestões podem ser facilitadoras de uma maior inclusão e participação na nossa cidade/concelho.
Pelas 20:30, na Escola de Hotelaria e Turismo do Oeste, numa noite fria e desagradável, cerca de 60 pessoas encheram o auditório, sensíveis à problemática das pessoas com deficiência.
Foram 3 horas e 15 minutos onde se apresentaram 6 testemunhos de vida (Lesões vertebro medulares, Esclerose Múltipla, Cegueira, Paralisia Facial e Autismo) e onde aprendemos como é viver com uma deficiência, como foi a adaptação e essencialmente como é viver numa cidade como Caldas da Rainha.
O público assistiu com interesse, sensibilizou-se e muito, as histórias de vida foram fantásticas, e ficámos a saber que embora a legislação o obrigue, ainda há muitas coisas por fazer. Nas Caldas tem sido feito um esforço nesse sentido e inclusive as obras de regeneração urbana têm tido alguma sensibilidade, contudo ainda há muito por fazer se queremos uma sociedade verdadeiramente inclusiva onde todos contam, participam e são parte integrante.
Uma noite diferente onde se partilhou experiências de vida, aprendemos muito e acima de tudo, refletimos sobre esta problemática.
Um obrigado especial a todos os que permitiram a realização deste fantástico evento, aos participantes que não hesitaram em dar o seu testemunho e à Escola de Hotelaria e Turismo que acolheu esta fantástica iniciativa da Associação MVC.
 
 


Sem comentários:

Enviar um comentário