sábado, 16 de novembro de 2013

Uma NOVA Junta de Freguesia!

Confesso que foi difícil conseguir trocar o turno. Hoje fazia manhã, o que implicaria não poder responder ao toque de chamada do Presidente da Junta de Freguesia da Foz do Arelho, Fernando Sousa.
Mas com a boa vontade de uma colega, marquei presença e o resultado não podia ser melhor. As(os) cidadãs(os) responderam à chamada e pelas 9 horas começava a chegar pessoal para pôr as mãos ao trabalho, acabando por faltarem ferramentas. Escolhi uma enxada e roçar erva foi a minha tarefa principal, tocando-me na rifa uma "bolhita" em cada mão. Como gosto muito de fazer observações, aqui ficam elas:
  • Cerca de 6/8 pessoas era ingleses. Curioso não é? Não sendo eles "filhos da terra", reconhecem o espaço onde vivem como deles e como tal, sentem que também devem contribuir para melhorar os espaços. Têm outra forma de ver a sociedade e a participação é uma prioridade nas suas vidas. Coisa que o português ainda não interiorizou bem, ficando acomodado à espera que as entidades oficiais resolvam tudo. Mas se o espaço público é de todos, todos devemos contribuir com um pouco de nós para salvaguardar, melhorar e proteger aquilo que é nosso. Já ouviram falar em cidadania participativa? Aqui está uma boa forma!
  • Sabemos que a Câmara Municipal e as Juntas de Freguesia têm obrigação de zelar pelos espaços públicos, mantendo-os limpos e arranjados. Mas todos nós cidadãos, também devemos fazer a nossa parte. Se cada um de nós fizermos um pouco, conseguimos mais e melhor e em conjunto resolvemos problemas que se calhar levariam dias, semanas e meses, até que fossem solucionados. Mais do que dizer, isto está mal, é intervir solucionando os problemas. Só assim construímos uma cidadania participativa.
  • Esta iniciativa da Junta de Freguesia da Foz do Arelho, mostra uma nova forma de intervir, de dinamizar, de fazer, de solucionar. Envolvendo as(os) cidadãs(os) faz com que estes se sintam parte integrante da sociedade, parte da resolução dos problemas, activos e participativos, que os espaços públicos são seus, que devem zelar pela sua higiene e limpeza, evitando a degradação e o abandono. Em pouco mais de 3 horas, com boa disposição e entre ajuda, conseguimos limpar um espaço que estava cheio de ervas e arbustos, folhas e areia, lixo, onde antes existiram bares que animavam as tardes de quem até à Foz ia passear e comer uns tremoços e amendoins. Os bares já lá não estão, resultado do incêndio, mas continua a ser zona de passagem de quem vai passear, correr, andar e por isso aquele espaço estar cuidado, era o mínimo que se podia exigir! E assim ficou!
É assim que faz sentido para mim, é isto que eu defendo, é isto em que acredito! Ficam algumas fotos!
 





 

4 comentários:

  1. Obrigado Miguel! Também é assim que eu vejo a cidadania participativa. Uma grande ausência nestas iniciativas são os jovens e as crianças. Só o meu pimpolho lá andava cheio de energia e “trabalhando” como gente grande, sempre com uma alegria contagiante. É assim que se transmite o princípio de "cuidar do que é nosso". Esperamos que para a próxima possamos contar com mais jovens e crianças.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sem dúvida Jesse, envolver os jovens é importante para darem valor e serem educados a cuidar do que é de todos ;) Obrigado pela visita!

      Eliminar
  2. Esta página demonstra no mínimo que algo começou a mudar na Foz em termos de cidadania e na acção que a nova equipa da Junta ,promove com regularidade,Agora que há dinâmica,será com certeza,necessário a participação da população, para criar a simbiose perfeita entre Povo/Governantes.Desejo que isso aconteça e que muita mais gente alinhe nesta parceria.Os meus sinceros parabéns aos novos Corpos Gerentes da Junta de Freguesia da Foz do Arelho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Antes de mais obrigado pela sua visita Vitor! Sim, efectivamente é com o envolvimento da população, com a percepção que a freguesia também lhes pertence e como tal devem também ajudar a cuidar dela, importar-se com ela. Só assim faz sentido. E o novo executivo da junta de freguesia da Foz do Arelho, tem demonstrado isso mesmo, que mesmo com pouco, pode-se fazer muito, com a ajuda de todos. Mais que uma governação para as pessoas é uma governação com as pessoas e isso importa e isso é cidadania participativa. Bem haja!

      Eliminar