sexta-feira, 15 de novembro de 2013

Acessibilidade, boa notícia!

Finalmente a Câmara Municipal, apresenta a sua preocupação com as acessibilidades e quer implementar um Plano Local e Municipal de Promoção da Acessibilidade. Sendo a área das acessibilidades, de extrema importância, nas competências de um enfermeiro especialista em Enfermagem de Reabilitação, tendo como descritivo da competência nessa área:

 
Adaptado do Regulamento das Competências do E.E.E. de Reabilitação - Ordem dos Enfermeiros
 
Fico muito contente por saber que o executivo atual, faz desta problemática, uma prioridade na sua política.
A criação de "uma cidade para todos", palavras de Tinta Ferreira, iniciou-se com uma candidatura ao Programa Rampa e com base nessa aprovação, a empresa MPT, com um custo previsto de 50000 euros, irá trabalhar estas questões, apresentando no final "uma radiografia completa do território, detetando problemas arquitetónicos e apresentar soluções com o espaço público e privado envolvente", palavras de Paula Teles, responsável pela empresa. Esta análise é feita em cinco áreas, espaços públicos, edifícios, transportes, comunicação e infoacessibilidade. Também a comunidade educativa vai ser envolvida, permitindo capacitar os mais jovens para a problemática da inclusão de todos na sociedade.
Sem dúvida que a aposta numa cidade inclusiva e acessível para todos será uma mais valia e fará Caldas da Rainha um exemplo a seguir nestas questões (esperando eu que tudo corra pelo melhor), mas ainda assim levanto algumas questões:
  • Estando nesta altura, a cidade mergulhada em obras de regeneração urbana, onde está a sofrer alterações profundas nalgumas artérias da cidade, como se contornará se a "radiografia" que vai ser feita apontar deficiências nas obras atuais?
  • É certo que nestas obras de regeneração, existe algum cuidado nestas questões das acessibilidades, desde o rebaixamento dos passeios junto às passadeiras, como a diferença de piso nos mesmos locais para o invisuais, mas como exemplifica a foto abaixo, a colocação de pinos junto a algumas passadeiras são de todo incorrectos. Servem para quê? Se perguntarem a um invisual o que acha dos pinos nos passeios e se for homem, vai responder, que é um verdadeiro perigo para a sua zona genital!
 
  • Aposta-se neste plano para tornar uma cidade mais acessível para todos, mas essencialmente para cativar turismo sénior. Todos sabemos que a idade avançada detiora o equilíbrio, a força, implicando limitações na mobilidade. Mas Tinta Ferreira afirma que "as condições de clima e localização, bem como a reabertura do Hospital Termal, implicam podermos vir a ter um cluster importante de captação de turismo sénior". Acho muito bem e assim espero que seja, mas referir que é o turismo sénior o grande motivo desta aposta é limitar aquilo que é a inclusão e a participação da pessoa com deficiência e uma coisa sabemos, uma cidade acessível para a pessoa com deficiência, é certamente uma cidade acessível para o turismo sénior.
  • Fazendo parte deste Plano a parte educativa e tendo havido propostas consistentes na promoção da inclusão já há algum tempo atrás, ainda no anterior executivo, onde Tinta Ferreira era responsável pelo Pelouro da Educação, não percebo porque este não permitiu que se desenvolvesse esse projecto, gratuito e voluntário, sem encargos para a Câmara Municipal e ainda por cima, o "não" foi acompanhado de arrogância! Ainda bem Sr. Presidente que repensou as suas opções, porque sinceramente também não percebia o porquê de afirmar repetidamente que as boas ideias são sempre bem vindas e não soube aproveitar esta!
 
Fico contente, como disse anteriormente, com esta opção do executivo camarário, só espero é que este Plano não venha colidir com alguns pontos da Regeneração Urbana em curso, o que seria um esbanjamento de dinheiro, para modificar o que deveria ter sido pensado de raiz. Sei que as candidaturas nem sempre acontecem nos momentos que queremos, mas o que censuro é as obras de regeneração, apesar de mostrarem alguma sensibilidade para estas questões, não terem aprofundado mais a sua intervenção em nome de uma cidade inclusiva para todos. A foto que mostro acima é um exemplo de um erro grave no meu entender!
Veremos...



Sem comentários:

Enviar um comentário