sábado, 12 de abril de 2014

Quando a Saúde está doente...

As notícias são recorrentes nos meios de comunicação, sentidas na pele de quem precisa recorrer a cuidados de saúde. Acho que nunca me lembro das notícias surgirem em catadupa. De vez em quando ouvia-se uma morte aqui, o encerramento de um serviço ali, mas nestes últimos meses, diariamente somos confrontados com notícias que em nada abonam a favor da saúde!
Os cortes sucessivos do Ministério da Saúde e mais que sucessivos, cegos, sem qualquer estudo prévio de causa efeito, têm conduzido a um estado de degradação total.
Viaturas de Emergência Médica que não saem em socorro, serviços a fechar, negligência médica, burlas, mortes sucessivas nos serviços de saúde, cortes e mais cortes, substituiria a restruturação da rede hospitalar por destruição da mesma e os recentes anúncios de mais encerramentos de serviços e valências em nome do melhor funcionamento... os profissionais de saúde, coitados... náufragos à deriva neste oceano economicista e sufocante que nem o afogamento permite!
Caldas da Rainha tem vivido também estes dramas da saúde e recentemente foi "rainha" da comunicação social pelos piores motivos... Um hospital subdimensionado para a população que abrange, em nome desta restruturação "troikiana" tem demonstrado a sua incapacidade! E de pensar que hoje podíamos ter um Hospital novo construído no tempo em que o dinheiro ainda servia para estas coisas, mas por "birrinhas estúpidas" entre Caldas/Alcobaça/Óbidos na senda do puxa para o meu concelho, hoje aguentamos com o que temos, administrado por alguém brilhante no ludibriar e baralhar aquilo que está à vista de todos. Discípulo e aluno aplicado nestas coisas dos cortes, tem sabido fazer o seu trabalho, com resultados fantásticos para o Ministério da Saúde, mas com resultados desastrosos para quem é servido pelo Hospital!
Falar do Hospital Termal? Tanto por dizer, mas a reboque de tudo e de nada, lá está onde sempre teve, tentando sobreviver a Legionellas que o anseiam transformar em Centro Cultural!
O que nos restará quando a própria saúde está doente? Estará em estudo uma nova vacina para evitar a calamidade, ou os cuidados paliativos são a solução até à sua morte?

Sem comentários:

Enviar um comentário