quinta-feira, 24 de abril de 2014

Das vacas aos animais...

Depois da apresentação da Tomada de Posição da Associação MVC face à realização da Largada de Touros no Parque Dom Carlos I (pode ler-se aqui), na última Assembleia Municipal que decorreu no passado dia 22, nada de novo!
Como era de esperar tanto a intervenção do membro da Assembleia Municipal pelo PSD, António Cipriano, como a intervenção do Sr. Presidente Dr. Tinta Ferreira não saíram do alinhamento habitual, um discurso sempre a desvalorizar os factos e a minimizar os acontecimentos, desvirtuando a discussão para aspectos que nem sequer foram postos em causa.
Quem ler com atenção a Tomada de Posição facilmente não entende o discurso do Sr. António Cipriano, um discurso que nada teve a ver com o que foi apresentado. Desde argumentos como existem dois caminhos, o de fazer uma reserva ecológica no Parque ou valorizá-lo e desenvolver actividades, terminando a dizer que não irá acontecer uma Largada de Touros, mas uma Largada de Vacas... Bem entre vacas e risos aconselho o Sr. António Cipriano a estar com mais atenção ao que é apresentado porque a Associação MVC defende a valorização e o desenvolvimento de actividades no Parque, mas que estas respeitem os aspectos ambientais e naturais e não é isso que está a acontecer com a logística desta Largada de "Vacas". Até porque nem sequer a Associação MVC está contra a Largada de "Vacas", mas sim, contra a localização desta.
O Sr. Presidente Dr. Tinta Ferreira foi mais abrangente, ao considerar que era uma "Largada de Animais"! Bem mais logo as coisas são distorcidas para uma corrida de caracóis! Mas o Sr. Presidente Dr. Tinta Ferreira mais uma vez, tal como o seu "pupilo" desvirtuou os factos com argumentos que em nada justificam ou estão relacionados com a Tomada de posição:
  • "Não pode haver feiras no Parque sem espetar estacas" - Efectivamente não pode, mas estamos a comparar espetar uma estaca com isto, junto a raízes de árvores centenárias?
 
  • "Eu próprio abri buracos no Parque para os eventos quando era pequeno" - Pois e teima em fazê-lo agora e muitas vezes que é Presidente...
  • "A Associação de Criadores de Cavalo Lusitano do Oeste, vão deixar o espaço melhor do que estava" - Sim, claro que sim, até vão limpar o Lago e melhorar a electrificação... E as raízes das árvores centenárias, colam-se com cola?
  • "O cimento utilizado nos buracos da manga é degradável" - A Secil está na vanguarda, só não sabia que o cimento deste saco tinha semelhantes propriedades, mas ainda que avisa para não o usar em obras cá em casa, não vá as paredes desfazerem-se...
 
  • "A festa brava traz "Glamour" às Caldas" - Glamour significa beleza sensual, considerada característica de certas figuras públicas elegantes do mundo do espectáculo. Qualidade de quem ou do que é elegante, charmoso e considerado sedutor. Que os cavalos tenham esse poder, estou de acordo, mas os Touros?
  • "Admito que não concordem com a largada de touros, mas há outros que concordam" - Sem dúvida e esse nem sequer é o cerne da discussão, mas sim e apenas o local onde se vai desenvolver... para além disso a votação que está a decorrer aqui no blog e os comentários e discussão nas redes sociais sobre este tema demonstram bem aquilo que os caldenses querem, ou melhor não querem, a destruição do seu Parque...
  • "Já se fizeram antigamente, touradas na ilha do Lago" - Não digo que não, mas acha que isso era possível? Desde quando há 30 ou 40 anos atrás havia preocupações ambientais? Existiam preocupações com a utilização e preservação do Parque? Comparações de realidades distintas... ou quer também agora fazer uma Tourada na ilha? Já agora...
Sr. Presidente Dr. Tinta Ferreira, a Associação MVC tal como defende na sua Tomada de Posição quer que o Parque Dom Carlos I seja palco de muitos eventos, feiras, certames, desde que os mesmos respeitem os aspectos ambientais e naturais! Estamos perante um ecossistema frágil que a continuarmos a abrir buracos e preencher com cimento, não me parece ser a melhor maneira de proceder! Há eventos e eventos e há eventos que nunca se poderão fazer no Parque Dom Carlos I, como é o caso da Largada de Touros que pela logística necessária implica alterações gravosas do Parque! Nenhuma cidade que organiza Largadas de Touros organiza-as dentro de um Jardim ou Parque. Nas Caldas já se organizaram e em locais devidos... Porque temos de fazer sempre as coisas de forma errada?
Sempre hábil a desvirtuar a discussão,  Sr. Presidente Dr., não se esqueça que tem cidadãos atentos à sua gestão camarária e este início de gestão de um património tão rico e valioso para os caldenses não me parece ter sido o melhor e até mesmo infeliz! Qualquer dia teremos motocross no Parque? Motas para animar as "vacas" e os "animais"...

4 comentários:

  1. Sem mais comentários Miguel. Obrigada por apresentar tão bem o problema. Subscrevo

    ResponderEliminar
  2. É lamentável como se utiliza o poder em seu belo prazer, e que pobres de espirito aqueles que defendem o uso desse poder em atos prejudiciais a quem não tem voz para se queixar.

    ResponderEliminar
  3. E mais lamentável ainda é que não se use esse poder naquilo que realmente é necessário e naquilo para o qual lhe é conferido ;) obrigado pela opinião vitor!

    ResponderEliminar