sábado, 5 de julho de 2014

I.não.água.ração!

 
"As pessoas que estão à minha esquerda passem para a minha direita" (...) O desafio do Sr. Dr. Presidente Tinta Ferreira, poderia ser interessante mas à direita também não havia água.. Hoje pelas 11:30 acorreram as inúmeras individualidades (com algumas faltas de peso) para a inauguração da rotunda/fonte em frente à Estação das Caldas da Rainha, dando o início da Rota Bordaliana!
Depois do discurso habitual, de carácter cultural proferido pelo Sr. Dr. Tinta Ferreira, a população que se dirigiu ao local queria ver a fonte a funcionar que é como quem diz a água a brotar, mas a água não apareceu... A falha pelo que parece deveu-se a um problema eléctrico que fez com que a água não desse o ar da sua graça! Só pelas 12:30 o problema foi solucionado mas pouca gente já estava no local, depois da desilusão que foi a inauguração.
Confesso que senti-me também embaraçado em solidariedade com o Sr. Dr. Tinta Ferreira pelo sucedido e nestes momentos somos todos caldenses e gostamos que tudo corra bem! Há coisas que não podem acontecer, há coisas que têm de estar a funcionar em pleno! Inaugurar uma coisa que não funciona não faz sentido! As pessoas queriam ver a água no momento certo e na hora exacta! Até poderia ter um problema uma hora depois, o que também não seria bom, mas no momento da inauguração, foi grave e embaraçoso. Tem de haver responsáveis pelo sucedido... e a confiança que o Sr. Dr. Tinta Ferreira tem na sua equipa?  Quando em tempos foi questionado se o Sr. Dr. Tinta Ferreira tinha uma equipa excelente, o próprio respondeu que tinha uma equipa razoável... Efectivamente hoje percebo  que nem razoável diria! Foi grave e embaraços destes... Repito: há coisas que não podem acontecer, mas aconteceu!
Mas a fonte lá está a funcionar, dando um novo ar, criando movimento e frescura no local, brindando a quem chega de comboio (pena que poucos) com obras primas de Bordalo Pinheiro.
Também espero que a mensagem do Sr. Dr. Tinta Ferreira seja entendida e a ajuda que pediu a todos os caldenses para a preservação das peças e do nosso património, seja uma premissa! Se queremos uma cidade bonita, temos de todos contribuir para isso! O vandalismo na nossa cidade infelizmente é muito e a fragilidade das peças na fonte pode ser um factor para a sua rápida destruição/roubo!
Votos de que a rota Bordaliana seja efectivamente concretizada sendo um atractivo para os turistas e para todos os caldenses bem como a dignificação de tão importante figura artística portuguesa que nas Caldas se inspirou!
 






 

Sem comentários:

Enviar um comentário