quarta-feira, 8 de abril de 2015

Notícias de cá - Ponte Pedonal!


Foi hoje notícia no Jornal das Caldas, depois de na semana passada, o vereador Rui Correia, ter denunciado o estado de degradação em que se encontra a ponte pedonal na Estação da CP. Efectivamente o estado de degradação é grande, manutenção há muito que não é feita, e às vezes é assim que acontecem tragédias.
A Câmara Municipal, na voz do vereador Hugo Oliveira, desvaloriza a situação, afirmando que "não podemos ser alarmistas ao ponto de falarmos da forma como o vereador do PS falou”. Enfim, se por um lado possa existir alarmismo, por outro lado existe passividade, já habitual no executivo camarário...
Tal como outras estruturas públicas da cidade e do concelho, o estado de degradação é sempre o melhor exemplo para caracterizar a sua existência. Piscinas Municipais, ruas e estradas esburacadas, são apenas meros exemplos da passividade que existe, embora quem denuncia seja sempre alarmista! Até estruturas das recentes obras de Regeneração Urbana já se encontram danificadas e sem qualquer plano de manutenção prévio!
Embora nesta situação a responsabilidade não seja directamente da Câmara Municipal, mas sim da Refer, ao que parece o Município teve uma reunião com os técnicos da Refer para analisar a possibilidade de construir uma nova ponte, com um elevador em cada extremidade para permitir o acesso a pessoas com mobilidade reduzida, contudo o valor da obra impossibilita a sua concretização. É uma pena pois parecendo que não, esta Ponte Pedonal facilita a ligação entre as duas freguesias da cidade, sendo muito utilizada pelos transeuntes. Espero que a Câmara Municipal mantenha um papel mais interventivo nesta situação ao invés de só actuar quando surgem "alarmismos", "alarmismos" esses que podem implicar perdas humanas ou lesões irreversíveis! Ao que parece já foi pedido um projecto de recuperação da Ponte e a mesma será intervencionada por forma a garantir a segurança dos seus utilizadores.
Contudo fica aqui a sugestão que acredito poder ser interessante: porque não estudar a construção de um túnel pedonal? Não fazendo ideia dos custos, iria permitir a utilização de pessoas com mobilidade reduzida e os seus custos de manutenção certamente seriam mínimos quando comparados com a estrutura metálica da ponte! O projecto avançado para a Ponte Pedonal nova com a colocação de um elevador em cada extremidade era de aproximadamente 500 mil euros... será que um túnel teria mais custos? Fica a sugestão mais acessível a todos, mesmo para quem tem mobilidade reduzida ou uma idade avançada que não permita com facilidade subir os lanços de escadas e certamente com menor impacto visual e menor manutenção!

Sem comentários:

Enviar um comentário