terça-feira, 26 de agosto de 2014

Utopia nas Caldas...


O exemplo é da Câmara Municipal de Cascais onde de resto tem demonstrado bons exemplos de governação, mas pelo menos para este município, a Promoção da Saúde faz parte das suas políticas e inclusive existe uma Divisão de Promoção da Saúde! Se funciona e dá resposta, se é eficaz e eficiente, não tenho os dados, mas a sua existência demonstra a importância dada à Promoção da Saúde na qualidade de vida dos munícipes e o impacto positivo no bem estar da comunidade!
Caldas da Rainha está tão longe deste paradigma, falar de saúde no município caldense é saber que existe uma vereadora responsável por este pelouro e... nada de políticas de saúde! Nem sequer em relação aos problemas que têm surgido em relação ao CHO, existe uma palavra do município pela defesa dos cidadãos, quanto mais uma aposta na Promoção da Saúde e uma Câmara Municipal tem tanto que dar nesse âmbito! O Plano Nacional de Saúde é bem claro ao apontar a responsabilidade do poder local na melhoria da qualidade de vida e da saúde dos munícipes!
Numa altura em que se começa a estudar a passagem da responsabilidade dos Centros de Saúde para as Câmaras Municipais, parece-me um contra senso ter por exemplo o Município das Caldas da Rainha a gerir os seus Centros de Saúde quando nem sequer existe uma estratégia para a saúde ou a implementação da Promoção da Saúde por parte deste órgão! Quando nem sequer existe um Plano Municipal de Saúde, há coisas que não fazem sentido e esta é uma...

Sem comentários:

Enviar um comentário