sábado, 23 de agosto de 2014

Enfermagem em exaustão...

Os enfermeiros estão exaustos! Uma frase dos nossos dias com toda a razão das razões!
Cuidar é para a enfermagem um dos conceitos que tem sido mais estudado na afirmação da enfermagem enquanto disciplina e área do conhecimento. E os enfermeiros são chamados a cuidar do outro! Mais nenhum profissional de saúde está presente junto da pessoa 24 horas por dias, 365 dias por ano!
Os enfermeiros escutam o choro, ouvem os gemidos de dor, enfrentam a agonia, mas também recebem sorrisos e alegrias... desde o nascimento, recebendo em seus braços uma nova vida, até à morte, proporcionando o respeito e a dignidade que tantas vezes se esquece... quantas vezes o enfermeiro no último respirar está de mão dada a quem parte... eu próprio já o vivenciei!
Mas os enfermeiros estão exaustos! Porque não conseguem responder adequadamente às solicitações do cuidar com qualidade, imagem de marca de uma enfermagem actual que tem encontrado nos tempos uma nova essência, um novo paradigma.
Cuidar exige de nós a entrega aos outros, aos seus problemas, nem sempre fáceis, vidas em risco, sofrimento, dor, mas se fosse só isso... só segue enfermagem quem ama o outro e sabe o que quer... as exigências da profissão e os desafios são tantos que quem não ama desiste! Mas não é esta exigência que deixa os enfermeiros exaustos...
Uma política cega de cortes e racionamento dos cuidados leva à sobrecarga dos enfermeiros... o excesso de horas para compensar a falta de colegas que de baixa ou despedidos enfrentam o caminho da emigração para lá ficarem. Quem fica luta diariamente com os turnos extraordinários de horário em horário que só os cuidados a quem precisa inibe o cansaço. Os serviços de saúde não podem parar e os enfermeiros são um dos principais motores!
Os enfermeiros estão exaustos porque nunca lhes foi conferido um salário de licenciado como os outros de outras profissões! Sempre andámos por baixo, ganhando mal para o risco de profissão e desgaste da mesma em cada um de nós!
Fazemos das nossas mãos o nosso instrumento de trabalho, mãos que cuidam, mãos que apaziguam, mãos que transmitem carinho, mãos cansadas e desgastadas...
Os enfermeiros estão exaustos porque vêm o colega de trabalho partir em busca de algo melhor noutro país, deixando para trás o país que investiu na sua formação, de excelência por sinal, ou não fossem os enfermeiros portugueses preferidos em tantos outros países...
Os enfermeiros estão exaustos por tanta e tanta coisa, mas mesmo assim continuam a cuidar de quem precisa com todo e respeito e dignidade que a profissão confere por que acima de tudo nascemos para cuidar do outro! Pena mesmo é tenhamos governantes que não percebam que com a saúde não se brinca e que não existe saúde sem os enfermeiros e os enfermeiros são pessoas!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário