quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

No OP Comment...

Às vezes há coisas que já nem vale a pena falar! O Orçamento Participativo (OP) é um deles! Importante instrumento de participação dos cidadãos, nas Caldas da Rainha é nada mais que uma brincadeira "in" que o executivo camarário arranjou para dizer que Caldas da Rainha é um concelho onde os cidadãos participam e dão ideias para a sua terra e suas gentes!
Mas se formos a ver bem, onde estão as Horta Urbanas, vencedoras do OP 2013? Utopia... E os projectos do OP2014? Se bem me lembro até haveria na altura uma cerimónia de apresentação dos projectos e até hoje? Utopia... Sobre o OP 2015, sinceramente tive coisas bem mais interessantes para fazer e nem sequer pus lá os pés... Um dos projectos vencedores foram umas bicicletas chamadas Rainhas no valor de 60 mil euros... Falta de criatividade até no nome pois sou do tempo em que existiram umas bicicletas na cidade que também se chamaram Rainhas e que foram um verdadeiro fiasco e por acaso gostava de saber onde param essas bicicletas... Agora venceu um projecto que vai dotar a cidade com bicicletas como transporte alternativo, uma cidade mergulhada em obras de regeneração, obras essas que não contemplaram ciclovias e uma cidade que na sua génese, é pouco plana, não tornando a bicicleta um meio de transporte atractivo! Mas o projecto venceu por ser o mais votado e não sei se quem votou tem memória curta ou amnésia, mas enfim, voltem Rainhas que estão perdoadas e na pior das hipóteses paradas...
Além disso neste OP 2015 surgiram muitos projectos "comandados e organizados" pelas Juntas de Freguesias e isso para mim é um verdadeiro aproveitamento do dinheiro destinado a ideias dos cidadãos. Recuperações de espaços públicos são competências e obrigações das Juntas de Freguesias e não ideia dos munícipes passíveis de ir a votação num OP! É a minha opinião!
Descredibilização de um instrumento tão importante de participação cidadã, tenho pena!
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário