quarta-feira, 3 de dezembro de 2014

Enfermagem de Reabilitação em destaque nas Caldas...


"Inicia-se amanhã, até ao próximo dia 6, o Congresso Internacional de Enfermagem de Reabilitação, no Centro de Congressos nas Caldas da Rainha, com a temática principal: “O CÉREBRO: A plasticidade Cerebral e a Reabilitação Global”. Este Congresso, promovido pela Associação Portuguesa dos Enfermeiros de Reabilitação, em parceria com a Mesa do Colégio da Especialidade de Enfermagem de Reabilitação da Ordem dos Enfermeiros e com o apoio da Direção Geral de Saúde e do Instituto Nacional para a Reabilitação, vem trazer às Caldas da Rainha, cerca de 500 congressistas.
Mas afinal o que é a Reabilitação? A Reabilitação compreende um conjunto de conhecimentos e procedimentos específicos que permitem ajudar as pessoas com doenças agudas, crónicas ou com as suas sequelas a maximizar o seu potencial funcional e independência. São objectivos gerais da reabilitação, melhorar a função, promover a independência e a máxima satisfação da pessoa e, deste modo, preservar a auto-estima. Nesse sentido, o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação concebe, implementa e monitoriza planos de Enfermagem de Reabilitação diferenciados, baseados nos problemas reais e potenciais das pessoas. O elevado nível de conhecimentos e experiência acrescida permitem-lhe tomar decisões relativas à promoção da saúde, prevenção de complicações secundárias, tratamento e reabilitação maximizando o potencial da pessoa. O Enfermeiro Especialista em Enfermagem de reabilitação no seio das equipas de saúde, contribui para uma abordagem multi e interdisciplinar dos problemas assumindo-se como o perito em cuidados de enfermagem de reabilitação, possui um conjunto de qualificações que o habilita a exercer as suas funções de forma autónoma e em parceria.
A intervenção do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação visa promover o diagnóstico precoce e acções preventivas de Enfermagem de Reabilitação, de forma a assegurar a manutenção das capacidades funcionais dos clientes, prevenir complicações e evitar incapacidades, assim como proporcionar intervenções terapêuticas que visam melhorar as funções residuais, manter ou recuperar a independência nas actividades de vida e minimizar o impacto das incapacidades instaladas (quer por doença ou acidente) nomeadamente, ao nível das funções neurológica, respiratória, cardíaca, ortopédica e outras deficiências e incapacidades. Para intervir, utiliza técnicas específicas de Reabilitação e intervém na educação dos clientes e pessoas significativas, no planeamento da alta, na continuidade dos cuidados e na reintegração das pessoas na família e na comunidade, proporcionando-lhes assim, o direito à dignidade e à qualidade de vida.
São competências específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, cuidar de pessoas com necessidades especiais, ao longo do ciclo de vida, em todos os contextos da prática de cuidados, capacitar a pessoa com deficiência, limitação da actividade e/ou restrição da participação para a reinserção e exercício da cidadania e maximizar a funcionalidade desenvolvendo as capacidades da pessoa.
No entanto o Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, não se pode valer apenas da sua formação, mas também dos seus talentos e da sua criatividade, pois estes são fundamentais, bem como a sua perseverança. Só assim, é possível não desistir ou desanimar no decurso do projecto de reabilitar o outro ser humano, sendo também ele um ser humano. O horizonte do cliente não é muito alegre por vezes, as capacidades que lhe restam são reduzidas, no entanto o espírito da reabilitação tem de se manter intacto, para que nenhum dos implicados desista, e assuma os seus compromissos.
Como Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação, não poderia estar mais feliz por receber nas Caldas da Rainha tão importante Congresso, momento alto de partilha e reflexão onde todos podemos dar o nosso contributo, “crescendo” mais um pouco e melhorar as nossas intervenções. Votos sinceros que tudo decorra pelo melhor, estando certo que os caldenses darão um excelente contributo nesse sentido."


Enf. Miguel Miguel
Artigo baseado no Regulamento das Competências Específicas do Enfermeiro Especialista em Enfermagem de Reabilitação (20/10/2010)

Sem comentários:

Enviar um comentário