sexta-feira, 19 de maio de 2017

18º Artigo "Pela Sua Saúde..." . Conhecer o Melanoma!

In Jornal das Caldas de 17 de Maio de 2017

Numa altura do ano em que inicia a época balnear e aumenta a exposição solar, é importante conhecer melhor o melanoma, um cancro cutâneo, que tem origem na transformação maligna dos melanócitos, células responsáveis pela produção da melanina que nos dá a coloração da pele.

Quando a pele é exposta ao sol, os melanócitos são ativados produzindo mais melanina, fazendo com que a pele fique bronzeada. Por vezes, surgem na pele proeminências de grupos de melanócitos bem circunscritos, chamados sinais ou nevos. Na nossa pele podem existir inúmeros sinais sem qualquer relação com o melanoma, contudo perante a mudança de características de um sinal pré-existente, nomeadamente alteração no tamanho, forma, cor, textura, aparecimento de comichão, exsudado ou hemorragia devemos ficar alerta e consultar um dermatologista. O aparecimento de um novo sinal deve também ser valorizado.

São factores de risco para o desenvolvimento de melanomas, indivíduos com a pele clara, a exposição prolongada ao sol, queimaduras solares graves, com feridas ou bolhas, a radiação UV, a presença de muitos sinais na pele, antecedente pessoal ou familiar de melanoma, sistema imunitário enfraquecido.

É importante que faça também o seu auto-exame da pele através da Mnemónica ABCDE (ver tabela). Ninguém melhor do que o próprio para detectar pequenas alterações de sinais pré-existentes ou aparecimento de novos sinais. Qualquer alteração na pele que considere relevante ou diferente deve ser referida ao médico. A melhor altura para fazer um auto-exame da pele é depois de um banho ou duche. Deverá observar a pele, numa zona bem iluminada, usando um espelho de corpo inteiro e um espelho de mão.

O aspecto dos melanomas pode variar muito. Alguns apresentam todas as características/alterações referidas na Mnemónica ABCDE, enquanto outros podem apresentar alterações em apenas uma ou duas das características. Normalmente o melanoma é indolor.

As possibilidades de cura são maiores se o melanoma for diagnosticado e tratado numa fase inicial, em que não invade a pele em profundidade. Se não for removido numa fase inicial, as células tumorais podem disseminar-se e invadir em profundidade a pele ou tecidos/órgãos vizinhos. Nestas situações a doença é mais difícil de controlar.

A prevenção é muito importante, por isso existem alguns cuidados básicos a ter em conta. Evitar a exposição solar entre as 10 e as 17 horas. Usar vestuário para proteger as áreas expostas ao sol e óculos de sol. Usar protector solar com factor de protecção elevado de 2 em 2 horas, especialmente na praia depois do banho ou quando houver sudorese intensa. Examinar regularmente a pele e vigiar as alterações dos sinais conhecidos e aparecimento de novas lesões suspeitas. Evitar os solários e comportamentos de risco, nomeadamente escaldões e exposição solar intensa nas crianças. Lembre-se sempre que a prevenção é importante para ter mais saúde!

Enf. Miguel Miguel
Para sugestão de temas / esclarecimentos: miggim@sapo.pt


Sem comentários:

Enviar um comentário