sexta-feira, 17 de outubro de 2014

11º Artigo "Pela sua saúde..." - Náuseas e Vómitos... Cuidados!

 


Embora sejam respostas fisiológicas do nosso organismo a diversas causas, convém sabermos quais os principais cuidados a ter nestas situações, uma vez que podem surgir a qualquer momento.
Náusea corresponde à desagradável sensação de vontade de vomitar, geralmente sentida na parte superior do abdómen, variando de intensidade e podendo ser seguida por vómitos. Aliás geralmente após o vómito existe o alívio das náuseas.
O vómito é a expulsão forçada pela boca do conteúdo do estômago ou da porção inicial do intestino. Não confundir vómito com regurgitação pois neste caso não existem náuseas nem contracções musculares violentas. O conteúdo expelido pode ser de alimentos por digerir, digeridos ou apenas de secreções como saliva, suco gástrico, suco pancreático ou bílis.
Nas principais causas destaca-se a simples ingestão de um alimento que não toleramos ou em mau estado, substâncias irritante ou tóxicas, movimentos dum barco, dum carro ou dum avião, durante a gravidez, fármacos, em especial os utilizados na quimioterapia e os analgésicos opiáceos, como a morfina, irritação ou uma inflamação do estômago, do intestino ou da vesícula biliar podem ser causas. Também em caso de obstrução do intestino pode ocorrer o vómito dos alimentos acima da obstrução.
Os principais sintomas caracterizam-se para além da sensação de náusea, sentir um mal estar generalizado, falta de apetite, vontade de ficar parado ou numa posição específica, deitado ou sentado para se sentir melhor.
Dependendo da causa, as náuseas e vómitos podem ser acompanhados por outros sintomas como dor, distensão abdominal e diarreia como nas infecções gastro-intestinais causadas por vírus ou bactérias.
A maioria dos episódios de náuseas e vómitos, melhora espontaneamente em horas contudo é muito importante a hidratação. Principalmente crianças e idosos, devem ser estimulados a manter abundante ingestão de líquidos (água, sopa, chás) para prevenir a desidratação. É normal não existir vontade de comer durante as náuseas, e não há necessidade de forçar a ingestão de comida mas os esforços devem ser concentrados em estimular a beber líquidos.
Após o episódio agudo se tem vontade de comer, deve iniciar com pequenas quantidades de comida com pouca gordura. As sopas fervidas com cereais, (arroz, por exemplo) costumam ser bem toleradas.
Pelo contrário a sintomatologia não reverter em horas, deverá procurar ajuda médica uma vez que o mau estar generalizado e o risco de desidratação são enormes para além de poder estar perante uma causa que pode ter que ser tratada com ajuda diferenciada e enquanto esta não for atingida, as náuseas e vómitos irão manter-se. Deverá relatar de forma precisa o que ingeriu nas últimas 24 horas, bem como outros sintomas que acompanham para que possa ser diagnosticada rapidamente a causa. Numa fase inicial ser-lhe-á administrada soroterapia bem como fármacos anti-eméticos que vão aliviar os sintomas.
Lembre-se que conhecer e apostar na prevenção é ganhar qualidade de vida!

Enf. Miguel Miguel
Para sugestão de temas / esclarecimentos: miggim@sapo.PT
 
 

Sem comentários:

Enviar um comentário