quarta-feira, 3 de setembro de 2014

Cidade Saudável, não decerto...

 
A saúde, um direito de todos, é um bem indispensável ao desenvolvimento. Tradicionalmente, a saúde tem sido encarada como sendo da principal responsabilidade dos ministérios da saúde, contudo a melhor compreensão dos seus determinantes tem evidenciado que as políticas e acções dos diferentes sectores sociais são reconhecidas entre os fatores que mais influenciam o estado de saúde das populações.
Numa perspetiva de coprodução e responsabilidade social pela saúde, nasceu o movimento das cidades saudáveis. Os municípios membros da Rede Portuguesa das Cidades Saudáveis estão comprometidos com o planeamento intencional para promover a saúde, alicerçado em políticas dirigidas ao ambiente físico, cultural e ao processo educativo das comunidades, incentivando a participação, o empowerment e a equidade.
Claro que Caldas da Rainha não faz parte desta Rede, aliás, apenas Lourinhã e Torres Vedras podem ter o orgulho de serem consideradas Cidades Saudáveis no Oeste. A nível Nacional são 29 neste momento!
 
 

"UMA CIDADE SAUDÁVEL É AQUELA QUE ESTÁ CONTINUAMENTE A CRIAR E A DESENVOLVER OS SEUS AMBIENTES FÍSICO E SOCIAL, E A EXPANDIR OS RECURSOS COMUNITÁRIOS QUE PERMITEM ÀS PESSOAS APOIAREM-SE MUTUAMENTE NAS VÁRIAS DIMENSÕES DA SUA VIDA E NO DESENVOLVIMENTO DO SEU POTENCIAL MÁXIMO."

GOLDSTEIN E KICKBUSCH (1996)

 Uma Cidade Saudável é:
  • aquela que coloca a saúde e o bem-estar dos cidadãos no centro do processo de tomada de decisões;
  • aquela que procura melhorar o bem-estar físico, mental, social e ambiental dos que nela vivem e trabalham;
  • não é necessariamente aquela que atingiu um determinado estado de saúde, mas está consciente de que a  promoção da saúde é um processo e como tal trabalha no sentido da sua melhoria.
Algumas vez Caldas da Rainha poderá estar neste paradigma? Não com estes responsáveis autárquicos onde a visão da saúde resume-se a ter um pólo de um Centro Hospitalar que funciona mal, não responde à necessidade dos seus utentes e ainda por cima tem uma postura permissiva face ao mesmo! Tenho pena que a saúde fique apenas por estas intenções e nem uma vertente termal da Saúde que temos a sorte de usufruir naturalmente seja constantemente desviada para uma visão turística apenas...
Caldas da Rainha está muito longe de tanta coisa, embora tenha as condições para tudo, mas os autores nem com os banhos gelados despertam para a competência!

Sem comentários:

Enviar um comentário