quarta-feira, 29 de abril de 2015

E esta, hein?

Faz hoje 13 anos que partiu Fernando Pessa, com 100 anos de vida. Figura nacional da comunicação que com a sua célebre expressão “E esta, hein?” marcou a sua carreira como repórter televisivo. A expressão surgiu como substituto dos palavrões que tinha vontade de dizer quando denunciava situações menos agradáveis do quotidiano do país nos seus "bilhetes postais".
Fernando Pessa era assim um lutador pela liberdade,  pela irreverência e, acima de tudo, tinha um grande sentido de humor. Não deixava nada por dizer, era uma pessoa muito atenta, muito crítica, intransigente.
Um exemplo daquilo que cada um de nós deveria ter um pouco, um pouco dessa irreverência, dessa crítica... Certamente ganharíamos uma sociedade mais interventiva, participativa e efectiva! 
Fica a saudade, fica na história! E esta, hein?


quarta-feira, 22 de abril de 2015

O que é isto?

Foto: José Nascimento

Nem quero acreditar... Mas que "pouca vergonha" é esta? Se isto é o que eu estou a pensar, uma "caixinha catita" para colocar os contentores do lixo será a maior aberração (a maior) porque aberrações não faltam nesta "renegação urbana" que já vi...
Então não é que fizeram-se obras de regeneração urbana, onde se optou por mobiliário urbano moderno (descontextualizado para ser sincero) onde se colocaram bancos que nada têm que ver com a Praça da Fruta, onde se investiu em contentores do lixo subterrâneos que não são funcionais, onde muitas estruturas já estão a precisar de manutenção e agora, na principal avenida da cidade, a Avenida Primeiro de Maio que tem uns contentores subterrâneos junto à Estação e que diariamente têm lixo no seu exterior, agora vão construir uma "paredinha" em tijolo para esconder os antigos contentores... É surreal, é estúpido, é o descrédito total...
E a visibilidade para quem circula de carro? Como fica? E a reciclagem? São contentores indiferenciados a solução? 
Ora bem, os antigos contentores embora esteticamente menos agradáveis, são mais funcionais, permitem a sua higienização com os meios adequados e decididamente, tendo em conta o que temos assistido com os caixotes subterrâneos, nunca deveriam ter sido abandonados. As obras de regeneração deviam tê-los contemplado e sem dúvida que com o devido isolamento e menor impacto visual seriam bem mais eficientes e práticos...
Os contentores subterrâneos são pouco funcionais, não permitindo a sua abertura, introduzir no seu interior sacos de maiores dimensões e depois é o que se assiste... sacos no exterior, lixo pelo chão... embora muitas vezes os cidadãos também tenham mea culpa no processo a verdade é que quando a estrutura não é facilitadora, contribui em muito para o agravar da situação!
E entre ter contentores verdes dos antigos nas ruas, mas com o lixo dentro e ter contentores subterrâneos modernos mas com o lixo do lado de fora, prefiro sem dúvida os antigos...
Agora depois das obras, depois de chegarem à conclusão que afinal os contentores subterrâneos colocados são insuficientes, arranjar um forma de contornar a questão fazendo uma "casinha" para esconder os contentores antigos que afinal parecem ser a salvação de um erro que há muito alerto é no mínimo o atestado de incompetência e falta de planeamento a que assistimos diariamente por cá!
E ainda querem iniciar "obras de regeneração" noutras freguesias do concelho... Por favor! Estejam sossegados... não estraguem o que de bom existe... mais vale velho do que novo e estragado, tal como já estamos habituados por cá... 
Este executivo camarário há muito que provou não saber planear, gerir e muito menos preservar... Irra que não há paciência!

segunda-feira, 20 de abril de 2015

Actividade Física na Terceira Idade!



Todos nós sabemos do efeito benéfico de um estilo de vida activo na manutenção da capacidade funcional e da autonomia física durante o processo de envelhecimento. Na terceira idade, são muitos os benefícios:
  • melhoria na destreza;
  • melhoria do equilíbrio;
  • aumento do nível de actividade física espontânea;
  • melhoria da auto-eficácia;
  • contribuição na manutenção e/ou aumento da densidade óssea;
  • ajuda no controle da diabetes, artrite e doenças cardiovasculares;
  • melhoria da digestão alimentar;
  • diminuição da depressão.
Uma das principais causas de acidentes e de incapacidade na terceira idade é a queda que geralmente acontece por défice no equilíbrio, fraqueza muscular, desordens visuais, doenças cardiovasculares, alteração cognitiva e consumo de alguns medicamentos. A prática de actividade física regular contribui na prevenção das quedas através de diferentes mecanismos:
  • fortalece os músculos das pernas e costas;
  • melhoria dos reflexos;
  • melhoria da sinergia motora das reacções posturais;
  • incrementa a flexibilidade;
  • mantém o peso corporal;
  • melhoria da mobilidade;
  • diminui o risco de doença cardiovascular.
Segundo dados científicos a participação num programa de actividade física leva à redução de 25% nos casos de doenças cardiovasculares, 10% nos casos de acidente vascular cerebral, doença respiratória crónica e distúrbios mentais. Talvez o mais importante seja o facto que reduz de 30% para 10% o número de indivíduos incapazes de cuidar de si mesmos, além de desempenhar papel fundamental para facilitar a adaptação à reforma.
Por toca a mexer, que os benefícios são infinitos!


sábado, 11 de abril de 2015

Pirâmide da Actividade Física!



A pirâmide da actividade física tem como objectivo demonstrar o tempo que devemos dedicar a inúmeras actividades. Na base da pirâmide estão indicadas as actividades que devem ser adoptadas diariamente. Muitas vezes pequenas alterações no nosso dia-a-dia podem contribuir com importantes ganhos na nossa saúde. Utilizar as escadas em detrimento do elevador, sair uma paragem antes do autocarro e fazer restante percurso a pé, ou até mesmo nos pequenos percursos deixar o carro em casa podem ser boas opções. Também a adopção de um cão pode trazer inúmeros benefícios, não só pela sua companhia como também pelos passeios que a sua existência proporciona.
Outras actividades deveriam ser realizadas 3 a 5 vezes por semana, segundo a Pirâmide de Actividade Física. São as actividades recreativas, exercícios de recreação e exercícios aeróbicos como caminhar rápido, patinar, andar de bicicleta ou skate, nadar, correr, pular corda.
2 a 3 vezes por semana, é aconselhável realizar exercícios que exijam força e flexibilidade como ginástica, musculação, alongamento, flexões, saltar à corda, artes marciais e actividade de lazer como dançar, cuidar do jardim, lavar o carro, ginástica artística.
No topo da pirâmide está aquilo que devemos reduzir ou dedicar menos tempo como o tempo de repouso, tempo a ver TV ou no computador.
Mas o mais importante de tudo é planear actividades durante o dia e estabelecer metas realistas. A pirâmide da Actividade Física pode ser um incentivo para começar e um guia para continuar!

quarta-feira, 8 de abril de 2015

Notícias de cá - Ponte Pedonal!


Foi hoje notícia no Jornal das Caldas, depois de na semana passada, o vereador Rui Correia, ter denunciado o estado de degradação em que se encontra a ponte pedonal na Estação da CP. Efectivamente o estado de degradação é grande, manutenção há muito que não é feita, e às vezes é assim que acontecem tragédias.
A Câmara Municipal, na voz do vereador Hugo Oliveira, desvaloriza a situação, afirmando que "não podemos ser alarmistas ao ponto de falarmos da forma como o vereador do PS falou”. Enfim, se por um lado possa existir alarmismo, por outro lado existe passividade, já habitual no executivo camarário...
Tal como outras estruturas públicas da cidade e do concelho, o estado de degradação é sempre o melhor exemplo para caracterizar a sua existência. Piscinas Municipais, ruas e estradas esburacadas, são apenas meros exemplos da passividade que existe, embora quem denuncia seja sempre alarmista! Até estruturas das recentes obras de Regeneração Urbana já se encontram danificadas e sem qualquer plano de manutenção prévio!
Embora nesta situação a responsabilidade não seja directamente da Câmara Municipal, mas sim da Refer, ao que parece o Município teve uma reunião com os técnicos da Refer para analisar a possibilidade de construir uma nova ponte, com um elevador em cada extremidade para permitir o acesso a pessoas com mobilidade reduzida, contudo o valor da obra impossibilita a sua concretização. É uma pena pois parecendo que não, esta Ponte Pedonal facilita a ligação entre as duas freguesias da cidade, sendo muito utilizada pelos transeuntes. Espero que a Câmara Municipal mantenha um papel mais interventivo nesta situação ao invés de só actuar quando surgem "alarmismos", "alarmismos" esses que podem implicar perdas humanas ou lesões irreversíveis! Ao que parece já foi pedido um projecto de recuperação da Ponte e a mesma será intervencionada por forma a garantir a segurança dos seus utilizadores.
Contudo fica aqui a sugestão que acredito poder ser interessante: porque não estudar a construção de um túnel pedonal? Não fazendo ideia dos custos, iria permitir a utilização de pessoas com mobilidade reduzida e os seus custos de manutenção certamente seriam mínimos quando comparados com a estrutura metálica da ponte! O projecto avançado para a Ponte Pedonal nova com a colocação de um elevador em cada extremidade era de aproximadamente 500 mil euros... será que um túnel teria mais custos? Fica a sugestão mais acessível a todos, mesmo para quem tem mobilidade reduzida ou uma idade avançada que não permita com facilidade subir os lanços de escadas e certamente com menor impacto visual e menor manutenção!

segunda-feira, 6 de abril de 2015

Benefícios da Actividade Física!


A actividade física e os desportos saudáveis são essenciais para a nossa saúde e bem-estar. Constituem um dos pilares para um estilo de vida saudável, a par de alimentação saudável, vida sem tabaco e evitar outras substâncias perigosas para a saúde.
A prática regular de actividade física e o desporto beneficiam, física, social e mentalmente, toda a população, homens ou mulheres de todas as idades, incluindo pessoas com incapacidades.

A actividade física é:
  • para o indivíduo: um forte meio de prevenção de doenças; 
  • para os governos: um dos métodos com melhor custo-efectividade na promoção da saúde de uma população. 
Qual a relação entre o sedentarismo e o aumento de algumas doenças?
O mundo tem assistido a um aumento significativo das doenças cardiovasculares, cancro, diabetes e doenças respiratórias crónicas. Este aumento global, epidémico, está estritamente relacionado com alterações dos estilos de vida, nomeadamente o tabagismo, inactividade física (sedentarismo) e uma alimentação não saudável.
Estima-se que o sedentarismo seja causador de um milhão e 900 mil mortes a nível mundial. É também a causa de 10-16% do cancro da mama, cólon e recto, bem como de diabetes mellitus e de cerca de 22% da doença cardíaca isquémica.
O risco de se ter uma doença cardiovascular aumenta 1,5 vezes nos indivíduos que não seguem as recomendações mínimas para a actividade física.
Ao mesmo tempo que o número de indivíduos com excesso de peso e obesidade aumenta rapidamente, nos países desenvolvidos e nos países em desenvolvimento, também aumentam o excesso de peso e a obesidade na população mais jovem.
A actividade física é, juntamente com uma alimentação saudável, a chave para o controlo do peso.

Quais são os benefícios da actividade física?
A actividade física reduz o risco de doenças cardiovasculares, de alguns cancros e de diabetes tipo 2. Estes benefícios são mediados por muitos mecanismos: em geral, consegue-se através da melhoria do metabolismo da glicose, da redução das gorduras e da diminuição da tensão arterial.
A participação em actividades físicas pode melhorar o sistema musculo-esquelético, o controle do peso corporal e reduzir os sintomas de depressão.

Vantagens da actividade física regular
  • Reduz o risco de morte prematura; 
  • Reduz o risco de morte por doenças cardíacas ou AVC, que são responsáveis por 1/3 de todas as causas de morte;
  • Reduz o risco de vir a desenvolver doenças cardíacas, cancro do cólon e diabetes tipo 2; 
  • Ajuda a prevenir/reduzir a hipertensão, que afecta 1/5 da população adulta mundial;
  • Ajuda a controlar o peso e diminui o risco de se tornar obeso;
  • Ajuda a prevenir/reduzir a osteoporose, reduzindo o risco de fractura do colo do fémur nas mulheres;
  • Reduz o risco de desenvolver dores lombares, pode ajudar o tratamento de situações dolorosas, nomeadamente dores lombares e dores nos joelhos;
  • Ajuda o crescimento e manutenção de ossos, músculos e articulações saudáveis; 
  • Promove o bem-estar psicológico, reduz o stress, ansiedade e depressão;
  • Ajuda a prevenir e controlar comportamentos de risco (tabagismo, alcoolismo, toxicofilias, alimentação não saudável e violência), especialmente em crianças e adolescentes.
Qual a quantidade de exercício físico que é necessária para melhorar e manter a saúde?
Os benefícios para a saúde geralmente são obtidos através de, pelo menos, 30 minutos de actividade física cumulativa moderada, todos os dias. Este nível de actividade pode ser atingido diariamente através de actividades físicas agradáveis e de movimentos do corpo no dia-a-dia, tais como caminhar para o local de trabalho, subir escadas, jardinagem, dançar e muitos outros desportos recreativos.
Benefícios adicionais podem ser obtidos através de actividade física diária moderada de longa duração:
  • Crianças e adolescentes necessitam de 20 minutos adicionais de actividade física vigorosa, três vezes por semana;
  • O controle do peso requer pelo menos 60 minutos diários de actividade física vigorosa/moderada.
Quais são os benefícios económicos da actividade física?
  • Reduz os custos dos sistemas de saúde;
  • Aumenta a produtividade;
  • Melhora o ambiente físico e social.
Fonte: Portal da Saúde

domingo, 5 de abril de 2015

Dos jotinhas à vergonha de pertencer a um partido...

O panorama político português estará a mudar efectivamente?
A certeza não tenho mas que a classe política está mais descredibilizada que nunca, lá isso está!
Hoje pertencer a um partido político, principalmente aos do chamado "arco da governação", é coisa que já não é bonita, muito pelo contrário, é sinónimo de "tacho", interesses, "gandulice" e pior ainda, corrupção... não estou a ser duro, apenas a tentar fazer um apanhado do que geralmente circula por aí nas redes sociais.
A nível local, as últimas eleições autárquicas foram expressivas no que respeita aos movimentos independentes que ganharam câmaras, freguesias e muitas representações nas assembleias. Nas últimas eleições regionais da Madeira, o JPP foi o movimento independente que teve formalizar-se em partido para poder concorrer (uma falha grande ainda nestas "leizinhas" eleitorais feitas às medidas dos partidos). E o JPP foi efectivamente o grande vencedor das eleições madeirenses!
Mas também nos últimos dias começaram a surgir alguns candidatos à Presidência da República. Embora os candidatos concorram como cidadãos, apoiados ou não por partidos, os candidatos que se emanciparam são claros a dizer que querem quebrar com as políticas seguidas até hoje. O último, Sampaio da Nóvoa é expressivo a dizer que não foi "criado" num partido político, evocando Ramalho Eanes como exemplo a seguir  e prometendo uma mudança no ciclo político, desenvolvendo o cargo com enorme "despojamento" que traduzindo para bom português é algo semelhante a:
  • eu sou eu e não sou oriundo de nenhum partido (é uma vergonha quando tal acontece, actualmente);
  • a política portuguesa está corrupta, cheia de interesses e compadrios e por isso é necessária uma ruptura;
  • Ramalho Eanes continua hoje a ser um exemplo de cidadania e honestidade, por isso fica bem como espelho;
  • prometo um "despojamento" que é como quem diz não quero os meus interesses à frente dos interesses do país...
Bonito, efectivamente, contudo para já não me parece que seja a solução, sem antes entrarem em cena todos os putativos candidatos. Mas, sem dúvida que alguém que não seja oriundo de um partido político possa ser um bom futuro Presidente da República.
Os portugueses estão fartos das promessas mentirosas dos partidos políticos que nos têm governado até hoje! A maioria dos políticos da nossa praça primeiro procuram remediar os seus interesses e só depois (quando se lembram, ou para não dar nas vistas) preocupam-se com os cidadãos! 
As jotas sempre foram escolas de gente incapaz e incompetente, gente sem experiência de vida que aprende rapidamente o caminho dos favores, dos interesses e do pior que se pode ser. Da universidade saem para uns estágios e recebem "tachos" sorteados em nome dos favores prestados e dos que se seguirão no funcionamento da máquina partidária!
Hoje a maioria que se senta no parlamento são estes antigos jotinhas... por isso Portugal está tão bem! O nosso Primeiro Coelho também foi assim "educado", grande homem... Portugal está assim, mas os portugueses também sabem que mais do mesmo é o mesmo e por isso os discursos dos futuros candidatos tem mudado! Os partidos tentam ignorar este novo poder dos cidadãos, descredibilizando sua acção... os futuros candidatos presidenciais já mudaram a sua retórica sendo claros que um novo ciclo político perspectiva-se e que os partidos são algo a ocultar para o bem da vitória...
Bem aguardemos serenamente que o panorama político português mude de vez e de uma vez por todas os políticos passem a trabalhar como o comum dos portugueses (vão exercer advocacia e direito que são os cursos que a maioria tira), e deixem o poder para quem realmente pode ser capaz de fazer mais e melhor, os cidadãos!


sexta-feira, 3 de abril de 2015

Incluir o Autismo!


"O facto de que os autistas não nos escutem é o que faz com que não os escutemos.Mas, enfim, sem dúvida há algo para dizer-lhes."
                                                                                    Jacques Lacan, Conferência de Genebra


Mais que uma forma particular de se situar no mundo, o autismo é uma forma de se construir uma realidade para si mesmo. E quantos de nós não temos um pouco de autistas...

O autismo é reconhecido pelos sintomas que impedem ou dificultam seriamente o processo de entrada na linguagem para uma criança, a comunicação e o laço social. As estereotipias, as ecolalias, a ausência de linguagem, os solilóquios, a auto agressividade, a insensibilidade à dor ou a falta de sensação de perigo, podem ser alguns dos sintomas que mostram o isolamento da criança ou do adulto em relação ao mundo que o rodeia e sua tendência a encontra-se a si mesmo, apenas.

Muitas investigações têm sido feitas para determinar as causas do autismo e muitas têm revelado hipóteses fisiológicas, nomeadamente, afecção em áreas do cérebro, disfunções genéticas, consequências dos metais pesados no interior do organismo, intolerâncias alimentares assintomáticas, contundo, nenhuma destas causas são determinantes nem conclusivas.

Os sintomas podem ser muitos e variados, e por isso o mais correcto é falarmos em Perturbações do Espectro do Autismo ou Perturbações do Espectro Autista (PEA) e não apenas em autismo, designação simplista da série de perturbações do desenvolvimento da criança caracterizadas por um conjunto de sintomas. Desses sintomas pode-se salientar:
  • Isolamento do mundo exterior e recusa do contacto com os outros;
  • Alterações da linguagem que podem ir desde uma ausência total da fala até um discurso ininteligível. Em algumas ocasiões, repetição de fragmentos de frases retiradas de filmes ou que foram escutadas de alguém, estabelecendo verdadeiros solilóquios;
  • Discurso que não se dirige a ninguém, que não é usado nem para comunicar nem para estabelecer um diálogo mínimo;
  • Ausência de interacção com os outros;
  • Ausência de jogo simbólico;
  • Estereotipias;
  • Rituais;
  • Temor das mudanças e insistência em manter uma imobilidade naquilo que o rodeia.
Como referi anteriormente, estes sinais e sintomas podem ser os mais comuns e dentro destes, cada autista assume diferentes graus e características e por isso muitas vezes o diagnóstico inicial é subvalorizado e as alterações tão difíceis de compreender... 

Ontem, dia 2 de Abril comemorou-se o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, mas no próximo dia 12 de Abril, na Foz do Arelho, poderá percorrer o 5º Caminho Azul, uma forma de consciencializar para as perturbações do Espectro do Autismo. Basta comparecer junto ao quiosque azul, pelas 10:30, com uma camisola azul. O evento é gratuito e faz bem a todos os níveis! 
Nada como compreender os outros, destruindo diferenças, incluindo, sempre incluindo!


quinta-feira, 2 de abril de 2015

O que é a actividade física?





"Qualquer movimento corporal, produzido pelos músculos esqueléticos, que resulte em gasto energético maior que os níveis de repouso".
Caspersen (1985)

A “actividade física” não deve ser confundida com “exercício”. Exercício, é uma subcategoria da actividade física que é planeada, estruturada, repetitiva e com o propósito de melhoria ou manutenção de um ou mais componentes da aptidão física. A actividade física inclui o exercício, bem como outras actividades que envolvem o movimento corporal e são feitas como parte de jogar, trabalhar, transporte activo, tarefas domésticas e actividades recreativas.
A não prática de uma actividade física, seja ela qual for constitui um factor de risco para muitas doenças que podem ser claramente evitáveis, mantendo estilo de vida saudáveis e a actividade física contínua é um excelente contributo pata um estilo de vida saudável!




quarta-feira, 1 de abril de 2015

Prometido é devido!

Tal como tinha anunciado anteriormente, inicia-se hoje uma nova fase do Blog Salubridades! Neste espaço sempre tentei dar voz às minhas reflexões, ideias e causas. Passado um ano e meio senti a necessidade de ir mais além...
Continuando a assentar nos quatro eixos que correspondem às minhas áreas de interesse, nomeadamente a cidadania participativa, a promoção da saúde, a inclusão e a protecção dos animais, irá continuar a encontrar aqui as minhas opiniões e reflexões acerca de inúmeros temas inseridos nestes quatro eixos.
Uma das novidades será que ao nível da promoção da saúde, cada mês irá corresponder a um tema, o qual será trabalhado aqui no blog e durante este mês de Abril, o tema será a Actividade Física, uma vez que se comemora no próximo dia 6, o Dia Mundial da Actividade Física.



Outras novidades estão a ser preparadas e serão apresentadas ao longo do mês, por isso fique atento, passe por aqui e comente, opine também, concorde, discorde, faça o que bem entender, mas faça algo. 
Raramente os posts aqui publicados são comentados aqui no blog e por isso continuarei a partilhar os mesmos no Facebook, onde muitas vezes surgem opiniões e existe interação, algo que considero fundamental, pois não sendo o dono da razão, outros pontos de vista são sempre bem vindos!
Espero que gostem destas novas Salubridades, porque agora são ainda mais e mais...

P.S. O meu agradecimento especial aos MiniDesigners pela nova "cara" do Blog Salubridades ;)